Saiba quais são as garantias locatícias e seus diferenciais

Quem está procurando um imóvel para alugar pela primeira vez talvez não conheça ou tenha dificuldades em entender as garantias locatícias. Afinal, existem quatro diferentes modalidades de fiança regulamentadas pela Lei do Inquilinato. Nesse texto, vamos explicar cada uma delas para você e um pouco mais:

  • Os tipos de garantia para aluguel
  • O que é seguro fiança para aluguel 
  • Caução de aluguel
  • Fiador de imóvel
  • Como funciona título de capitalização para aluguel de imóvel
  • Faça uma locação Master

Leia também: Entenda os índices de reajuste do aluguel: IGPM e IPCA 

Os tipos de garantia para aluguel

De acordo com a Lei do Inquilinato, o proprietário do imóvel pode exigir do inquilino apenas uma das seguintes modalidades: Fiador, Seguro Fiança, Caução ou Cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento.

Aqui na Master, nós trabalhamos com todas essas garantias locatícias, a não ser com Cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento, que é pouco recorrente no mercado de locação de imóveis. Além de Fiador, Seguro Fiança e Caução, também incluímos a prática da locação por Título de Capitalização, que é uma das formas de alugar sem fiador mais utilizadas pelos inquilinos.

O que é seguro fiança para aluguel 

Nesta modalidade, o inquilino faz uma análise de crédito com uma corretora de seguros imobiliários e, se o crédito for aprovado, a locação pode ser feita. 

O seguro fiança vai garantir que o proprietário receba os pagamentos em caso de inadimplência. Portanto, o proprietário será o beneficiário. Assim, se houver inadimplência de aluguel e demais encargos de responsabilidade do inquilino, a seguradora contratada fará o pagamento.

Caução de aluguel

É um depósito feito pelo inquilino em uma poupança. O valor da caução chega a, no máximo, 3 meses de aluguel e poderá ser levantado por ocasião da rescisão do contrato de locação, se não houver inadimplência por parte do inquilino.

Por outro lado, essa é uma das garantias pouco preferidas entre proprietários, considerando o grande risco de o valor caucionado não ser suficiente para garantir os débitos pendentes, em caso de inadimplência.

Fiador de imóvel

O fiador é uma pessoa que vai assumir os débitos do inquilino em caso de inadimplência. Para ser um fiador, é exigido comprovação de renda (geralmente três vezes superior ao valor do aluguel) e pelo menos uma propriedade quitada em seu nome. 

Essa garantia não requer nenhum gasto extra por parte de quem está alugando o imóvel. Porém, muitos inquilinos têm dificuldade de encontrar um fiador que atenda aos requisitos e tenha disposição para assumir a obrigação de garantidor dos pagamentos.

Como funciona título de capitalização para aluguel de imóvel

Assim como o Seguro Fiança, o Título de Capitalização é uma solução prática e sem burocracia para quem quer alugar um imóvel sem fiador. Essa garantia consiste na aquisição, por parte do inquilino, de um título de capitalização, cujo valor varia de acordo com o perfil do cliente, do imóvel e do mercado imobiliário local.

O valor fica retido até o final da locação e pode ser resgatado pelo proprietário do imóvel em caso de inadimplência. Mas, caso os pagamentos estejam em dia, o inquilino recebe o valor integral no final da locação.

Faça uma locação Master

Essas são as principais garantias locatícias para quem quer alugar um imóvel em Montes Claros. Lembre-se de que as condições são negociáveis e você pode conversar com a imobiliária ou o dono do imóvel, para definir qual opção é melhor para ambos.

E nós, é claro, estamos aqui para te auxiliar nas negociações e intermediar o seu relacionamento com o proprietário para que você faça uma boa locação. Para fazer uma locação Master, conte com a gente para ser a sua imobiliária em Montes Claros!

Veja também: Entenda a manutenção do imóvel pela Lei do Inquilinato 

Comparação de imóveis

Comparar

Atendimento Whatsapp

Preencha todos os campos do formulário abaixo e seja atendido em alguns minutos pela nossa central de atendimento Whatsapp.