O que você precisa saber antes de comprar o primeiro imóvel? Confira 10 dicas

Ah… o sonho da casa própria. Seja para buscar a independência dos pais ou do aluguel, esse é o objetivo da vida adulta de muitos. Um sonho que é, na verdade, também um investimento, e que muita gente deseja fazer, mas nem todo mundo sabe o que é necessário para fazê-lo de forma segura e correta. Para isso, é importante estar munido de bastante informação! Antes de comprar o seu primeiro imóvel, confira essas dicas que separamos para te ajudar durante esse processo.

Vamos lá?

Por que comprar um imóvel?

Uma pesquisa realizada pela Datastore revela que, em todo o Brasil, aproximadamente 13 milhões de famílias almejam comprar um imóvel nos próximos dois anos. O aumento do interesse e da intenção de compra se dá, principalmente, pelo fato de as pessoas – após a pandemia – passarem a valorizar investimentos mais seguros a longo prazo.

Investir em um imóvel é interessante porque:

  • é um bem que só valoriza ao longo do tempo;
  • possui menor risco em comparação com outros investimentos;
  • é uma oportunidade de renda;
  • é uma forma de construir patrimônio;
  • é uma alternativa para não ter que pagar aluguel.

Se você está à procura de um investimento com essas características, aposte suas fichas na compra de um imóvel. Mas, antes de desembolsar qualquer valor, confira as dicas que separamos.

10 dicas para comprar o primeiro imóvel

1. Escolha o tipo de imóvel que você quer

Antes de gastar, é importante ter em mente que tipo de imóvel você deseja. Casa, apartamento, com 2 ou 3 quartos, mais de uma vaga na garagem… Enfim, uma série de características vão determinar o imóvel que você está querendo/precisando. Caso você tenha família, é importante ouvir o que eles esperam do futuro imóvel. Pode te ajudar a ter uma clareza maior sobre os atributos desse investimento. Escolhendo o tipo de imóvel que você quer adquirir, pode começar a fazer uma pesquisa de mercado focando especificamente nas características definidas.

2. Determine o orçamento a ser utilizado

Comprar o primeiro imóvel envolve uma série de gastos. Além do valor do imóvel em si, existem custas relacionadas a impostos e taxas que precisam ser inseridas no orçamento, como por exemplo o Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU.

Portanto, determine quanto você pode gastar, se você já possui o valor da entrada, se você tem condições de pagar parcelas de um possível financiamento. Tudo isso precisa ser levado em consideração na determinação do orçamento, que é uma etapa fundamental para a aquisição de uma casa ou apartamento.

3. Conheça as formas de pagamento disponíveis

Hoje em dia, existem várias opções para que pessoas de todas as classes econômicas tenham condição de efetuar a compra do primeiro imóvel, como: consórcio, financiamento, à vista e permuta. Você precisa entender qual delas faz mais sentido para você.

4. Organize suas finanças

Uma vez que você já fez o orçamento e consultou as formas de pagamento disponíveis, é hora de organizar as finanças. Corte os gastos desnecessários, equilibre o quanto entra e o quanto sai e foque em concluir o pagamento do seu imóvel de forma breve, para que ele definitivamente se torne uma parte do seu patrimônio.

 5. Faça uma simulação de financiamento

Caso você opte pelo financiamento imobiliário, é interessante saber que inúmeras instituições financeiras realizam esse procedimento. Antes de definir por meio de qual delas você vai fazer o financiamento, você pode realizar algumas simulações para te ajudar a tomar sua decisão. Consulte os bancos que você tem interesse para buscar os simuladores de financiamento.

6. Conheça o histórico da construtora

Caso você esteja pensando em comprar um imóvel ainda na planta, é importante conhecer o histórico da empresa construtora responsável pelo empreendimento para ter mais segurança e garantia da entrega do imóvel. Portanto, pesquise bastante, converse com pessoas que já tenham tido contato com a construtora e tire suas conclusões.

7. Verifique as condições do imóvel

Essa dica vale principalmente para quem está querendo comprar um imóvel mais antigo. Tenha bastante atenção aos detalhes elétricos, de pintura, de estrutura, hidráulicos antes de comprar o imóvel. Vai precisar fazer reformas e reparos? Pelo valor que ele está sendo vendido, vale a pena ter esses gastos extras? Coloque tudo no papel para evitar de fazer um mau negócio.

8. Analise a localização do imóvel

Sim, imóveis são investimentos que só valorizam com o tempo. Mas existem alguns pontos que fazem casas e apartamentos se valorizarem ainda mais com o decorrer dos anos. E um deles é a sua localização. Quanto melhor e mais promissora a localização, maior é a chance de o seu imóvel ter um valor agregado. Então, antes de fazer esse investimento, pense a longo prazo. O que terá nessa localização daqui a 5 anos? Um hospital, uma universidade? Vale a reflexão baseado nas suas necessidades e planos para o futuro.

9. Confira a documentação do imóvel

Independentemente de qual o tipo de imóvel e de negócio você optou para realizar essa transação, ter atenção à documentação envolvida é fundamental. Assim, você evita problemas jurídicos e financeiros lá na frente.

Você pode clicar aqui para saber todos os documentos necessários para a compra de um imóvel.

10. Contrate uma imobiliária

Sabemos que fazer coisas como comprar o primeiro imóvel pode gerar uma ansiedade e um frio na barriga para garantir que tudo saia dentro dos conformes e o sonho seja realizado.

Devido ao fato de esse processo exigir uma atenção especial a visitas, vistorias, documentação e análises de financiamento, uma ajuda pode ser muito bem vinda.

E uma boa imobiliária pode ser o que você precisa nesse momento. Ela ficará responsável por prestar todo o suporte necessário para que você faça o melhor negócio possível, de forma segura e sem fraudes. Ninguém melhor do que especialistas do mercado imobiliário para te ajudar nisso.

Quem compra o primeiro imóvel tem direito a algum desconto?

Sim. De acordo com o artigo 290 da Lei nº 6.941 – que dispõe sobre os registros públicos -, pessoas que realizam a primeira aquisição imobiliária para fins residenciais – e financiada pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) – têm direito a 50% de desconto no valor das taxas de registro e escritura do imóvel.

É importante destacar que o desconto garantido por meio da Lei de Registros Públicos é referente aos custos cartoriais de registro do imóvel, não sendo aplicado a qualquer outra taxa ou imposto previsto em legislação municipal.

As principais condições para garantir esse desconto são:

  • comprar o imóvel por meio da modalidade de financiamento Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • adquirir um imóvel de valor que se enquadre no limite máximo estipulado pelo SFH;
  • não ter outros imóveis provenientes do SFH registrados em seu nome;
  • a aquisição imobiliária deve ter fim residencial. Isso significa que o imóvel foi comprado no intuito de ser a moradia do proprietário.

Compre seu primeiro imóvel em Montes Claros

Você não precisa enfrentar a ansiedade de comprar o primeiro imóvel sozinho. Caso você tenha ficado em dúvida sobre como proceder a sua primeira aquisição imobiliária, entre em contato com quem entende do assunto e quer que você encontre o melhor custo-benefício!

Em Montes Claros, a Master Netimóveis te ajuda a encontrar as melhores opções de imóveis e garantem que você faça uma compra segura, prática e tranquila. Sem dores de cabeça!

Fale conosco e tire todas as suas dúvidas antes de adquirir um imóvel. Temos uma equipe especializada e preparada para te oferecer o melhor atendimento possível. 

Comparação de imóveis

Comparar

Atendimento Whatsapp

Preencha todos os campos do formulário abaixo e seja atendido em alguns minutos pela nossa central de atendimento Whatsapp.