Confira os documentos necessários para alugar um imóvel

Você é proprietário ou inquilino? Então, esse artigo foi escrito especialmente para você entender quais são os documentos necessários para alugar um imóvel. Assim, você terá a tranquilidade de estar com os documentos certos em mãos quando o imóvel perfeito aparecer e não precisará fazer cópias desnecessárias.

  • Quais documentos o proprietário precisa entregar?
  • Pagamentos que são responsabilidade do proprietário
  • Quais documentos pedir para o inquilino?
  • Pagamentos que são responsabilidade do inquilino
  • Que tal fazer uma locação Master? 

Leia também: Apartamentos compactos são preferidos entre compradores e inquilinos 

Quais documentos o proprietário precisa entregar?

Para fazer uma locação segura, o proprietário deve apresentar a documentação do imóvel e comprovar que todas as contas estão quitadas: luz, água, IPTU e taxa de lixo.

Os comprovantes das despesas anteriores são importantes para oficializar no contrato de aluguel que o imóvel está sendo entregue sem dívidas anteriores, garantindo que o novo inquilino possa ocupar o imóvel sem pendências de outros moradores ou do próprio proprietário.

Pagamentos que são responsabilidade do proprietário

De acordo com a Lei nº 8.245, a Lei do Inquilinato, os pagamentos que continuam sob responsabilidade do proprietário após a locação do imóvel são:

  • as taxas de administração imobiliária, se houver, e de intermediações, nestas compreendidas as despesas necessárias à aferição da idoneidade do pretendente ou de seu fiador;
  • Fundo de reserva de condomínio;
  • as despesas extraordinárias de condomínio, descritas no artigo 22, parágrafo único da lei.

Quais documentos pedir para o inquilino?

O novo morador precisará efetuar um cadastro na imobiliária para o preenchimento do contrato de locação. Os documentos exigidos são básicos e fáceis de preparar. E, aqui na Master, podem ser enviados pelo WhatsApp, o que garante mais facilidade no processo de locação: 

  • RG e CPF de todos os que vão ocupar o imóvel;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda do locatário e, se houver, do cônjuge.

Além de separar os documentos pessoais básicos, outros documentos podem ser exigidos dependendo da garantia locatícia que você escolher. 

Pagamentos que são responsabilidade do inquilino

Além do aluguel, existem outros pagamentos que são responsabilidade do inquilino. A própria Lei do Inquilinato prevê os seguintes pagamentos:

  • aluguel e os encargos da locação, legal ou contratualmente exigíveis, no prazo estipulado em contrato; 
  • as despesas de telefone e de consumo de força, luz (CEMIG), gás (quando houver), água e esgoto (COPASA). Além de IPTU e taxa de lixo;
  • as despesas ordinárias de condomínio, descritas no artigo 23, parágrafo primeiro da lei.

Que tal fazer uma locação Master?

Agora que você já sabe quais os documentos necessários para alugar um imóvel e quais as obrigações de cada uma das partes, que tal fazer uma locação Master? 

Aqui na Master, oferecemos diferentes garantias locatícias para que você tenha as melhores oportunidades, seja proprietário ou inquilino. Converse com a nossa equipe e tenha a certeza de estar realizando um bom negócio com imóveis em Montes Claros.

Leia também: Descubra os tipos de imóveis mais procurados após pandemia 

Comparação de imóveis

Comparar

Atendimento Whatsapp

Preencha todos os campos do formulário abaixo e seja atendido em alguns minutos pela nossa central de atendimento Whatsapp.