Entenda a manutenção do imóvel pela Lei do Inquilinato

Mesmo após alugar um imóvel para um inquilino, o proprietário continua responsável por algumas despesas. Por isso, é melhor preveni-las do que remediá-las depois, concorda? Então, esse texto é pra você, proprietário, que quer entender melhor como funciona a manutenção do imóvel pela Lei do Inquilinato

Aqui, reunimos o básico que você precisa saber, separando em três subtítulos: como colocar um imóvel para alugar, dicas sobre a locação de imóveis em Montes Claros e como encontrar uma imobiliária de confiança. 

Continua a sua leitura para entender como preparar o seu imóvel para entregá-lo a um inquilino e ter um contrato de locação duradouro.

Como colocar um imóvel para alugar

Antes de colocar um imóvel para alugar, é preciso fazer uma vistoria completa da estrutura da propriedade. Para isso, é importante contratar um vistoriador de imóvel profissional, que vai saber analisar a estrutura da propriedade corretamente e fazer um relatório completo.

Nesse caso, no relatório da vistoria de imóvel será sinalizado o que precisa ser reparado. Como proprietário do imóvel, você precisa realizar esses reparos antes de um inquilino ocupá-lo. Isso porque, segundo a Lei do Inquilinato, o proprietário do imóvel deve entregá-lo em boas condições de uso ao inquilino.

Reforce as condições de habitação

Os tipos de revisões mais comuns que precisam ser feitas em imóveis que não são vistoriados com frequência, são nos seguintes pontos:

  • Rede hidráulica: para verificar se não riscos de infiltrações;
  • Rede elétrica: para avaliar se não há danos no cabeamento;
  • Portas e janelas: para consertos ou cessar barulhos que incomodam;
  • Pisos e paredes: para consertar rachaduras, fissuras, elevações etc;
  • Fechaduras: para reforçar a segurança do imóvel;

Se o seu imóvel apresentar necessidade de reparos nesses aspectos, é importante fazê-los antes do inquilino ocupá-lo, para não lidar com possíveis reclamações posteriormente.

Contrate um prestador de serviço de confiança

Contar com um profissional de confiança, que fará os serviços bem feitos, é fundamental para os problemas não voltarem a acontecer depois que o inquilino ocupar o imóvel. 

A maioria dos tipos de reparos em imóveis são caros, porque, afinal, são relacionados a estrutura do futuro lar de alguém. Vale a pena investir neles, porque, caso contrário, o gasto para refazer os serviços poderá ser maior posteriormente.

Melhore a qualidade e o aluguel aumenta

Além dos reparos melhorarem a qualidade do imóvel, consequentemente o preço do aluguel será maior. Nas fotos que serão divulgadas, os candidatos a inquilinos verão que o imóvel está boas condições de uso e isso vai possibilitar que você o alugue mais rápido.

Porém, caso os reparos não sejam feitos, a locação pode demorar, porque as fotos dos imóveis não vão transmitir a confiança que o inquilino procura na escolha de um lar. E, mesmo conseguindo alugá-lo em um curto período de tempo, na vistoria de entrada do imóvel o inquilino irá contestar todas as irregularidades. 

Portanto, após o imóvel estar ocupado e com reparos pendentes, a pressão para realizá-los será maior. Porque, caso não sejam feitos, a Lei do Inquilinato permite que o inquilino solicite a rescisão do contrato de locação sem multa, perante a justificativa de que você, proprietário do imóvel, não cumpriu com seus deveres.

Para fechar um contrato de locação duradouro

Entregando um imóvel de qualidade ao inquilino, ele vai se sentir mais confortável e as chances de estender o contrato de locação será maior. 

Durante a vigência do contrato, você ainda continuará responsável pelas despesas extraordinárias, que são as que procedem de imprevistos, como:

  • Reformas ou melhorias na estrutura integral do imóvel;
  • Obras para reforçar as condições de habitação em edifício;
  • Indenizações trabalhistas e previdenciárias;
  • Instalação de equipamento de segurança, incêndio, intercomunicação, esporte e lazer;
  • Despesas de decoração e paisagismo nas partes de uso comum em condomínios;
  • Constituição de fundo de reserva.

Já o inquilino vai ficar responsável pelas despesas ordinárias, que são os gastos rotineiros e que procederem do uso dele da propriedade.

A locação de imóveis em Montes Claros

De acordo com a experiência que temos com locação de imóveis em Montes Claros, propriedades com mais qualidade alugam mais rápido e possuem um contrato de locação mais duradouro. Por isso, recomendamos que você, proprietário de imóvel, faça todos os reparos possíveis antes de entregá-lo ao inquilino. 

Encare eles como um investimento, afinal, a propriedade continua sendo sua. O resultado aparecerá em curto prazo, com um inquilino disposto a pagar um preço justo. E durará a longo prazo, porque você terá investido em bons serviços para entregar um imóvel de qualidade.

Ou seja, danos causados pelo tempo, que são deteriorações normais em imóveis – relacionadas geralmente a infiltrações, rede elétrica, rachaduras em paredes, pisos desgastados etc – vão demorar mais para acontecerem. 

Com uma vistoria regular, feita a cada novo inquilino ou final de vigência de contrato, vai contribuir para manter o imóvel em boas condições de uso, como manda a Lei do Inquilinato.

Imobiliária em Montes Claros 

Entendemos que tudo isso é complicado e requer muito tempo dedicado ao seu imóvel. Por isso, estamos aqui para te ajudar. O que podemos fazer por você, proprietário:

  • Avaliações e fotos profissionais;
  • Maior divulgação do seu imóvel;
  • Laudos de vistorias detalhados e fotográficos;
  • Gestão da locação, desde a busca por inquilinos, com análise cadastral, até a rescisão do contrato;
  • Consultoria especializada em transações imobiliárias seguras;
  • Assessoria jurídica qualificada

Conte conosco para administrar e preparar o seu imóvel para locação! Veja mais as vantagens de alugar imóvel com imobiliária de Montes Claros.

Comparação de imóveis

Comparar

Atendimento Whatsapp

Preencha todos os campos do formulário abaixo e seja atendido em alguns minutos pela nossa central de atendimento Whatsapp.