Como comprar ou alugar um imóvel sendo autônomo?

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o índice de trabalho informal bateu recorde no Brasil durante o trimestre encerrado em novembro de 2020. Os dados foram levantados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). 

Esse número cresceu especialmente durante a pandemia do COVID-19, contabilizando cerca de 14 milhões de pessoas desempregadas. O levantamento também mostrou que 38,8 milhões de pessoas trabalham sob condições informais, equivalentes a 41,1% de todos os trabalhadores no país. Desse número, 24,6 milhões trabalham por conta própria, fora do regime CLT, maior número na série histórica desde 2012.

E, embora pareça difícil, é possível comprar ou alugar imóvel em Montes Claros mesmo sendo autônomo. É o que vamos mostrar para você neste artigo!

  • Como alugar um imóvel sendo autônomo em Montes Claros
  • Como comprar um imóvel sendo autônomo em Montes Claros
  • Encontre um imóvel para comprar ou alugar em Montes Claros

Leia também: Como declarar imóvel no imposto de renda?

Como alugar um imóvel sendo autônomo em Montes Claros

Para alugar um imóvel em Montes Claros sem registro em carteira, você precisa preencher a ficha de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e entregar a documentação de acordo com a garantia locatícia que deseja contratar: seguro fiança, título de capitalização, caução ou fiador.

Os tipos de documentos variam dependendo da garantia locatícia que você escolhe, mas, geralmente, você precisa ter em mãos: RG, CPF ou CNH, comprovante de endereço atual e certidão de estado civil (nascimento, casamento, averbação). 

Para comprovar a sua renda, basta apresentar o seu extrato bancário e a última declaração de Imposto de Renda.

Como comprar um imóvel sendo autônomo em Montes Claros

Se você não tem carteira assinada, mas quer comprar um imóvel em Montes Claros, existem diversas formas de fazer isso – entretanto, em todas elas você precisará comprovar sua renda.

  • ter conta corrente no banco credor – a movimentação financeira é uma forma de comprovação de renda;
  • apresentar extratos bancários;
  • ter declaração de Imposto de Renda;
  • apresentar o Decore;
  • apresentar RG e CPF;
  • apresentar RG e CPF do cônjuge, se houver;
  • ter extrato do FGTS, se houver, de anos anteriores, para ajudar na composição do valor de entrada;
  • ter comprovante de endereço.

Apresentando esses documentos, você consegue financiar um imóvel em até 420 meses para pagamento. Lembre-se, no entanto, de que o valor de cada parcela não deve estar além de 30% da receita bruta familiar.

Caso você tenha uma empresa, esse processo pode ser um pouco mais fácil. Veja abaixo a documentação que deverá ser apresentada.

  • ficha cadastral com referências bancárias e pessoais;
  • cópia dos documentos pessoais (CPF e RG);
  • cópia dos documentos pessoais do cônjuge, se houver;
  • cópia do comprovante de endereço;
  • cópia do comprovante de renda (pode ser o Imposto de Renda ou o extrato bancário);
  • Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) assinada pelo contador responsável;
  • contratos de prestação de serviços.

Desta forma, é possível você alugar uma casa ou apartamento em Três Lagoas, mesmo sem trabalhar com carteira assinada.

Por outro lado, se você tem uma empresa, ou seja, se vai alugar em nome de Pessoa Jurídica, será necessário apresentar: 

  • cópia do contrato social e sua última alteração;
  • último balancete mensal, balanço ou declaração do contador a respeito do faturamento dos últimos 3 meses;
  • cartão do CNPJ;
  • cópia do IPTU da sede atual;
  • declaração do Imposto de Renda da empresa.

Declaração do Imposto de Renda

Como você viu acima, é indispensável fazer a declaração do seu imposto de renda. Além de servir como prova dos seus rendimentos, a declaração traz outras vantagens.

Uma delas é a restituição de valores. Isso porque, quando você faz sua declaração de Imposto de Renda, com seus ganhos e gastos, é possível que seja restituído pela Receita Federal. Os valores são corrigidos pela Taxa Selic e costumam ajudar os contribuintes. 

Além disso, quem quer viajar a países que exigem passaporte tem mais essa obrigação. Alguns consulados exigem obrigatoriamente a declaração para estar com tudo em dia. 

Outra vantagem importante de declarar Imposto de Renda é que você fica em dia com a Receita Federal, evitando prejuízos e cair na malha fina.

Sabendo disso, agora fica mais fácil comprar imóvel sendo autônomo em Montes Claros, não é mesmo? Então aproveite a oportunidade da baixa histórica da taxa de juros para começar a negociar seu imóvel.

Encontre um imóvel para comprar ou alugar em Montes Claros

Agora que você viu que é possível comprar ou alugar imóvel em Montes Claros sendo autônomo, que tal começar a dar o primeiro passo para a realização do seu sonho? Para isso, é fundamental contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança. 

Nós temos uma ampla experiência e credibilidade no mercado, porque atuamos com transparência desde 1983. Converse agora com nossos corretores e veja como podemos ajudar você! 

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